terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Alto Paraíso


Alto Paraíso também foi uma grata surpresa. Cidade arborizada, organizada, com um pessoal super simpático, que te cumprimenta quando passa por você nas ruas. Um pessoal “zen”, meio esotérico, meio alternativo, meio hippie. Tem bons estabelecimentos comerciais, mercados, farmácias, bancos, o SPA Mandala. Almoçamos por duas vezes no Restaurante Tapindaré, comida variada e vegetariana também.
No décimo dia circulamos pelos arredores da cidade e fomos até a Cachoeira Água Fria e depois curtimos as demais cachoeiras do Complexo dos Cristais. Trilhas fáceis, pois o objetivo era descansar um pouquinho. Depois, seguindo a dica do condutor Jânio, proprietário da “Pousada dos Guias”, fomos até as “Loquinhas”.

A terceira grata surpresa da viagem: Loquinhas conta com 700m de uma belíssima trilha suspensa feita com tábuas de madeira. Conforme avançamos, passamos por várias quedas e poços, até visualizarmos a linda cachoeira no fim do percurso. Todo mundo amou o lugar!!! Voltamos para a cidade para compras (geléias de frutas do Cerrado) e para tomar sorvete (também de frutas típicas como buriti, mangaba, jatobá, açaí e cupuaçu).
No dia seguinte: a Fazenda São Bento. Visita a Cachoeira Almécegas I e Almécegas II. O mais difícil é o retorno da Almécegas I, que é quase uma escalaminhada (mas não é nada assustador, viu?). Finalizamos na Cachoeira São Bento, pertinho da entrada da fazenda. Na nossa última noite em Alto Paraíso, já pensando na volta para o Estado do Rio, mais uma vez comi Berinjela. Só que desta vez na forma de antepasto italiano. Maravilha!!!!!!

Sobre a pousada do Jânio, onde ficamos, é um mini-sítio urbano, com gramado, árvores frutíferas e redes para descanso. Já que nós somos Guias de Turismo e Condutores de Visitantes tínhamos que prestigiar a pousada de um colega de profissão, né?


Por Daniele Muniz. Na foto estou na trilha suspensa da Cachoeira das Loquinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário