segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Viagem pelas Maravilhas de Goiás. Janeiro 2011.

Na expedição rumo as belezas do Estado de Goiás, iniciada em 04 de Janeiro, a Equipe Ecoralph contou com 04 “figuras”: Ralph Salgueiro (o chefe), o Elmo e o Manuel (ambos “montanhistas" e "aposentados”, moradores de Niterói/RJ) e eu. Primeiro dia: Rio-Paracatu (MG). Grata surpresa, pois esta cidade preserva um belo casario do século XVIII e foi recentemente reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN. Destaque para o conjunto do Chafariz e do Oratório Público, de frente para o Museu Municipal. Dia seguinte: seguimos para Formosa (GO), onde pernoitamos. Passamos por Cristalina (GO) para compras de cristais e pedras e o resto da tarde foi em Brasília.Visitamos o "Catetinho", local onde JK ficava enquanto a cidade estava sendo construída. Fizemos um "City Tour" pela Esplanada dos Ministérios, Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, Praça dos Três Poderes, pela Catedral (Viva o Mestre da Arquitetura Contemporânea - Niemeyer!!!). Não, não vimos a nossa Presidenta Dilma Roussef...

No terceiro dia, fomos ao Salto de Itiquira,170m de queda (foto acima), uma das maiores quedas do Brasil. Área transformada em Parque Municipal, com trilha feita de pedras e estrutura de restaurante, lanchonete e venda de souvenirs. Entrada paga. E então, partimos para São Jorge, a porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.