segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ecoturismo no Rio de Janeiro - Explorando as belezas do estado



O Rio de Janeiro continua lindo, e não é só em questão de praias, não. Os recantos que deixam os turistas mais próximos da natureza, como a Floresta da Tijuca e a região das Agulhas Negras, provam que a preservação do meio ambiente é uma ordem na principal cidade turística da América Latina. Quem reserva uma hospedagem de hotel para tentar um contato mais próximo com as belezas naturais do nosso país não pode deixar de visitar a cidade maravilhosa e seus arredores.
A começar pela Floresta da Tijuca, que está no coração da capital do Rio de Janeiro: trata-se da maior floresta urbana do planeta – e que, abrigada nada menos que o Corcovado e a imagem do Cristo Redentor, considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno. Com trilhas, cachoeiras e muito mato é o destino perfeito para quem gosta de viver o melhor que a natureza tem a oferecer. O Parque Nacional da Tijuca tem quase mil hectares de área verde preservada e é, constantemente, cenário para acampamentos e piqueniques. Quem quer ter uma vista privilegiada pode subir ao Pico da Tijuca, que tem 1022 metros acima do nível do mar.
Já quem quer explorar o estado fluminense, e não só sua capital, pode procurar por um hotel barato no Rio de Janeiro e partir para uma expedição rumo à região das Agulhas Negras, considerado um dos mais preciosos santuários ecológicos de todo o Brasil. A região das Agulhas Negras abrange os municípios de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis. E nesses municípios têm os Destinos Turísticos: Parque Nacional do Itatiaia, Penedo (um bairro de Itatiaia) e a Região de Visconde de Mauá que compreende as Vilas de Mauá (distrito de Resende), Maringá e Maromba (bairros de Itatiaia). A 170 quilômetros de distância da capital, Rio de Janeiro, a região das Agulhas Negras é o lugar perfeito para quem busca um contato mais sólido – e menos conturbado – com a natureza, através de caminhadas longas, trilhas de bike, mergulho nas cachoeiras de água cristalina (e geladas), além de dar a possibilidade ao turista de conhecer uma das regiões mais exuberantes de todo o estado.
Quem busca o ideal de aventura nas montanhas deve procurar, com certeza, a região das Agulhas Negras para passar suas férias – o cenário, os ares e os objetivos dos turistas por lá são diferentes dos outros passeios ecológicos ao redor da Terra. Afinal, não se trata de fincar barraca em apenas um lugar e por lá passar vários dias. São vários destinos turísticos que têm muito a oferecer, em questão de aventura, ecoturismo, cultura e até gastronomia, e não podem deixar de ser visitadas por quem quer realmente conhecer o estado do Rio de Janeiro. A maioria dos municípios tem, inclusive, forte inspiração europeia, inclusive nas suas questões gastronômicas. Penedo, por exemplo, tem forte referência finlandesa, e compartilha de muitos ideais e costumes do país europeu. A dica é clara para essa região: leve bastante blusa de frio, porque se pelo menos o clima se parecer um pouco, o bicho pode pegar!
Não dá para esquecer, ainda, da Região dos Lagos, onde cidades famosas como Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras e outras fazem fama por terem lindas praias e serem menos badaladas do que a capital, Rio de Janeiro. Em algumas delas, um simples mergulho em praia de corais pode se tornar simplesmente a melhor experiência de ecoturismo que você vai ter em toda a sua vida.
Verônica Fassoni - Graduada em Turismo

Um comentário:

  1. Divulgando o artigo da Verônica e o site www.falaturista.com.br (reserva de hotéis).

    ResponderExcluir