terça-feira, 24 de março de 2015

PORTO REAL e QUATIS - RJ


No último sábado a equipe ecoralph realizou um roteiro um pouco mais diferente pela região. Conduzimos um grupo do SESC Duque de Caxias pelos municípios de Porto Real e Quatis, também integrantes da Região Turística das Agulhas Negras, Estado do Rio de Janeiro.
Porto Real, atualmente com 20 mil habitantes, foi a primeira colônia italiana do Brasil, e hoje, abriga multinacionais como Peugeot-Citroën, Coca-Cola, Guardian e GalvaSud, entre outras fábricas que se instalaram na cidade nos últimos 10 anos.
Passamos pelos pátios industriais, pela antiga usina açucareira (hoje, fábrica da Coca-Cola), pela Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e paramos no Horto Municipal, uma agradável área de lazer para os habitantes, onde também se localiza a Casa do Imigrante. Pena que esse atrativo estava fechado e não pudemos passear pela história da imigração italiana através de um rico acervo formado por fotos, objetos, documentos e recortes de jornais.
Em Porto Real, fizemos também uma parada na “Biquinha”, a fonte de água que representa o que restou das instalações da fazenda onde o imperador D. Pedro II se hospedava quando em passagem por Porto Real.
Seguimos então para o almoço no Hotel Fazenda Lagos do Vale, no município vizinho - Quatis, cuja população é estimada em 14 mil habitantes. Almoço farto, em ambiente bem agradável de vida rural.  
Após, visitamos a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, praças do centro do município e casario histórico. Passamos também pela “Biquinha” de Quatis ou Fonte Antônio Jacinto Sampaio Filho, marco zero do município.
Enfim, foi um ótimo sábado na região!
Lembramos que esse é um roteiro especialmente desenvolvido para quem deseja paz e sossego, e para quem quer conhecer municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro que ainda não foram turistificados e que preservam suas características originais.


Abstract: "Last Saturday the ecoralph team made a little bit different tour through in the region. We conducted a group from SESC Duque de Caxias by the cities of Porto Real and Quatis, also members of Black Needles Touristic Region, Rio de Janeiro State."





Bica de Porto Real

Horto Municipal

Hotel Fazenda Lagos do Vale

Bica de Quatis



Nenhum comentário:

Postar um comentário